SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5Polyunsaturated fatty acids omega-3 supplementation reduces inflammatory markers andimproves insulin action in liver of miceProcedures for estimating the weight and volume of selected foods reported in cooking units by the National Dietary Survey of 2008-2009 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273

Abstract

PINHEIRO, Anelise Rizzolo de Oliveira et al. Percepção de professores e estudante em relação ao perfil de formação de nutricionista em saúde pública. Rev. Nutr. [online]. 2012, vol.25, n.5, pp. 632-643. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008.

OBJETIVO: Analisar a percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública. MÉTODOS: A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada com participantes do 21° Congresso Brasileiro de Nutrição. Foi aplicado um questionário com estudantes e recémegressos, e feito um grupo focal com professores. Foi estabelecida a análise descritiva dos dados quantitativos, e a análise qualitativa foi desenvolvida por meio da análise do discurso do sujeito coletivo. RESULTADOS: Dentre os estudantes, 35% relataram ter afinidade com a área de saúde pública, e 11% dos egressos disseram atuar em saúde pública. Segundo os professores, as principais barreiras percebidas na formação do nutricionista em saúde pública foram: dificuldade de inserção do profissional na área; relação entre teoria e prática; e relação ensino e serviço de saúde. CONCLUSÃO: Os aspectos de saúde pública na formação do nutricionista ainda são incipientes, o que evidencia a necessidade de um maior aprofundamento do tema.

Keywords : Formação de recursos humanos; Nutrição em saúde pública; Nutricionista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese