SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue5Perception of teachers and students about the education of dieticians who specialize in public healthLegal framework of the National School Feeding Program: a new reading for aligning purposes and practices in food acquisition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273

Abstract

BEZERRA, Ilana Nogueira et al. Procedimentos empregados na estimativa das medidas de massa e de volume de alimentos selecionados pelo Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009. Rev. Nutr. [online]. 2012, vol.25, n.5, pp. 646-655. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500009.

OBJETIVO: Descrever os procedimentos utilizados para estimar as medidas de massa e de volume dos itens mais consumidos no Brasil e apresentar propostas que possam ser adotadas para o aprimoramento do cálculo das quantidades ingeridas nos inquéritos alimentares no Brasil. MÉTODOS: Foram utilizados os dados do Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009 para descrever as frequências brutas das unidades de medida referidas para os cinco itens mais consumidos no Brasil (arroz, feijão, café, pão e carne bovina frita), exemplificouse a construção da base de dados utilizada no Inquérito Nacional de Alimentação e discutiramse as principais dificuldades encontradas nesse processo. RESULTADOS: Foram citadas aproximadamente 11.800 unidades de medidas associadas a cerca de 2.000 alimentos/preparações. A colher de servir foi a medida mais citada para o arroz (57%); a concha, para o feijão (80%); a xícara de café, para café (36%); unidade, para pão de sal (88%) e bife, para carne bovina frita (54%). Medidas equivocadas ou incompatíveis com os alimentos e unidades de medida que dificilmente podem ser dimensionadas foram citadas e uma unidade de medida padrão foi utilizada para estimar a quantidade consumida nessas situações. CONCLUSÃO: Na estimativa das quantidades relatadas no Inquérito Nacional de Alimentação foram adotados procedimentos no intuito de minimizar os erros de mensuração. Esforços para melhorar a quantificação dos alimentos consumidos em inquéritos nacionais se justificam uma vez que a padronização das medidas referidas em inquéritos nutricionais possibilita comparações nacionais e internacionais e contribui para elaboração de recomendações e guias de alimentação e nutrição.

Keywords : Coleta de dados; Consumo de alimentos; Registros de dieta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese