SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número6Effect of subchronic oral administration of glucosamine in the regulation of body weight, glycemia and dyslipidemia induced hypercholesterolemic Wistar ratLetramento funcional em saúde e alimentação saudável: compreensão de recomendações do guia alimentar brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão impressa ISSN 1415-5273

Resumo

GORGULHO, Bartira Mendes; FISBERG, Regina Mara  e  MARCHIONI, Dirce Maria Lobo. Alimentação fora do lar: prevalência e características em uma metrópole. Rev. Nutr. [online]. 2014, vol.27, n.6, pp.703-713. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732014000600005.

Objetivo:

O presente estudo tem como objetivo caracterizar as refeições realizadas fora do lar.

Métodos:

Trata-se de estudo transversal, de base populacional representativa do município de São Paulo, realizado por meio de inquérito domiciliar e telefônico. O consumo alimentar foi medido por aplicação telefônica do recordatório alimentar de 24 horas, em que as refeições café da manhã, almoço e jantar foram caracterizadas e descritas de acordo com os principais alimentos contribuintes para o consumo de energia, gordura, sódio e açúcar de adição.

Resultados:

Dentre os 834 entrevistados, 24% realizaram ao menos uma refeição fora de casa. O consumo energético médio por refeição realizada fora do lar foi de 628 kcal (±101kcal), cerca de 35% da média de consumo diário relatado nessa população. Pôde-se observar a presença tanto de alimentos marcadores de uma dieta saudável, a exemplo do arroz, feijão e peixe, quanto de alimentos integrantes de uma dieta não saudável, como refrigerantes, salgados, sanduíches e pizzas.

Conclusão:

De acordo com os dados obtidos, os indivíduos que se alimentaram fora do lar consumiram uma pior alimentação. No entanto, a presença de alimentos saudáveis aponta para potencialidades de melhora, se forem tomadas ações programáticas nesse sentido.

Palavras-chave : Ingestão de alimentos; Comportamento alimentar; Hábitos alimentares.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )