SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Prevalence of iron-deficiency anemia in children aged less than 60 months: A population-based study from the state of Minas Gerais, BrazilSituation of breastfeeding and complementary feeding in a medium-sized municipality in the Ribeira Valley, São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273

Abstract

COELHO, Lorene Gonçalves; CANDIDO, Ana Paula Carlos; MACHADO-COELHO, George Luiz Lins  and  FREITAS, Silvia Nascimento de. Hábitos alimentares e risco de doenças cardiovasculares em escolares de Ouro Preto, Minas Gerais. Rev. Nutr. [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.133-142. ISSN 1415-5273.  https://doi.org/10.1590/1415-52732015000200002.

OBJETIVO:

Investigar a relação entre hábitos alimentares e fatores de risco para doenças cardiovasculares em escolares da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais.

MÉTODOS:

Realizou-se estudo transversal com uma amostra representativa de 738 escolares, com idade entre 6 e 14 anos. Um questionário semiestruturado foi aplicado para coleta das variáveis demográficas, socioeconômicas, bioquímicas, clínicas e antropométricas. Os dados dietéticos foram obtidos com um questionário de frequência alimentar, a partir do qual o consumo alimentar foi avaliado segundo o Recommended Food Score adaptado. Modelos de regressão linear múltipla foram construídos para avaliar o quanto o consumo alimentar foi associado aos fatores de risco cardiovascular.

RESULTADOS:

Os escolares apresentaram um padrão alimentar caracterizado por um baixo consumo de alimentos saudáveis. Na associação dos fatores de risco cardiovascular, o consumo dos alimentos que compuseram aquele score foi associado negativamente e significativamente com o percentual de gordura corporal - tetrapolar (p=0,030) e com a pressão arterial sistólica (p=0,049) nas crianças de 6 a 9 anos de idade.

CONCLUSÃO:

O padrão alimentar adotado pelas crianças mostrou-se um importante determinante para alguns dos fatores de risco cardiovascular estudados. Assim, a avaliação do consumo alimentar constitui uma ferramenta primordial para a prevenção e intervenção precoce sobre os fatores de risco cardiovascular durante a infância.

Keywords : Adolescente; Doenças cardiovasculares; Criança; Hábitos alimentares; Fatores de risco.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )