SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número5Desenvolvimento de um Índice de Alimentação Saudável para pacientes com diabetes tipo 2Consumo habitual de alimentos fonte de vitamina A em pré-escolares da zona rural no Norte de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão impressa ISSN 1415-5273versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

INOUE, Denise Yukari et al. Consumo alimentar de crianças de 12 a 30 meses que frequentam Centros Municipais de Educação Infantil no município de Colombo, Sul do Brasil. Rev. Nutr. [online]. 2015, vol.28, n.5, pp.523-532. ISSN 1415-5273.  https://doi.org/10.1590/1415-52732015000500007.

Objetivo:

Analisar o consumo alimentar de crianças de 12 a 30 meses que frequentam Centros Municipais de Educação Infantil.

Métodos:

Estudo transversal realizado com 86 crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil do município de Colombo, Paraná. O consumo alimentar nas creches foi avaliado pelo método da pesagem direta individual dos alimentos em dois dias não consecutivos e, no domicílio, utilizando-se o recordatório alimentar de 24 horas. Foram analisadas as medianas e o risco de inadequação de energia e de nutrientes de acordo com as Ingestões Dietéticas de Referência e as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Resultados:

A maioria dos nutrientes apresentou ingestão mediana diária acima dos valores recomendados pelas Ingestões Dietéticas de Referência; o cálcio apresentou o maior risco de inadequação entre os nutrientes; 43% das crianças mostraram elevada ingestão energética e o lipídeo apresentou valor abaixo do aceitável. O consumo nas creches foi inferior às recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar para energia, carboidrato, lipídeo, cálcio, ferro e fibras. A contribuição da ingestão de energia e lipídeo no domicílio foi superior a 50% em relação à ingestão diária.

Conclusão:

Os valores medianos dos nutrientes, geralmente acima das recomendações, associados aos riscos de inadequação de alguns micronutrientes e ao elevado consumo energético, evidenciam a importância de adequar o consumo alimentar e promover hábitos alimentares saudáveis nas crianças.

Palavras-chave : Alimentação escolar; Consumo de alimentos; Creches; Necessidades nutricionais; Nutrição do lactente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )