SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Validação de fotografias de alimentos para estimativa do consumo alimentarReflexão sobre a nutrição esportiva: de onde viemos, onde estamos e para onde vamos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão impressa ISSN 1415-5273versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

CAMPOS, Flávia Milagres; PRADO, Shirley Donizete; FERREIRA, Francisco Romão  e  KRAEMER, Fabiana Bom. Alimentação coletiva no campo científico da Alimentação e Nutrição: reflexões sobre concepções científicas e pesquisa. Rev. Nutr. [online]. 2016, vol.29, n.3, pp.425-433. ISSN 1678-9865.  https://doi.org/10.1590/1678-98652016000300012.

Apoiado nas categorias de campo e capital científico de Bourdieu, o presente trabalho busca situar o núcleo de saberes e práticas, aqui denominado alimentação coletiva, dentro do campo da Alimentação e Nutrição, bem como apresentar elementos que mostram que os agentes atuantes nesse núcleo reconhecem como insuficiente seu quantum de capital científico para manter posições mais distintas no campo. Percebendo-se desprivilegiados no campo científico, parte desses agentes busca redirecionar suas atividades, tradicionalmente voltadas para o mercado de trabalho, com o fito de participar de programas de pós-graduação, já que estes se configuram como local institucionalmente reconhecido da pesquisa científica. Esboça-se um movimento no sentido de aproximar mais esse núcleo do mundo da pesquisa. A partir dessa discussão, busca-se refletir sobre a imagem de ciência que ancora a pesquisa na alimentação coletiva e os desafios que se colocam ante as condições atualmente estabelecidas para a prática científica no Brasil. Problematiza-se, neste ensaio, o enquadramento no modelo hegemônico de pesquisa, calcado nas ciências da natureza. Questiona-se a adoção de uma única forma de pesquisar no âmbito da alimentação coletiva que, frente ao seu caráter multifacetado, demanda abordagens pluriepistêmicas.

Palavras-chave : Alimentação coletiva; Serviços de alimentação; Conhecimento; Ciência..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )