SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Alterações nutricionais em idosos com doença de Alzheimer: risco nutricional e sarcopeniaFatores associados à qualidade da dieta de idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

CONFORTIN, Susana Cararo et al. Indicadores antropométricos como instrumentos de triagem para sarcopenia em idosos residentes em Florianópolis, Santa Catarina: estudo EpiFloripa Idoso. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.3, pp.287-296. ISSN 1678-9865.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652017000300002.

Objetivo

Este estudo transversal, populacional, teve como objetivo determinar pontos de corte de indicadores antro-pométricos e força de preensão manual para triagem de sarcopenia e verificar a associação entre sarcopenia e estes indicadores.

Métodos

A amostra foi composta por 601 idosos e a sarcopenia foi identificada pelo índice de massa muscular apendicular. A curva Receiver Operating Characteristic identificou os valores de pontos de corte para: índice de massa corporal, razão cintura-estatura, perímetro de cintura e força de preensão manual para triagem da sarcopenia. A partir dos pontos de corte foi realizada análise de componentes principais para definir os que mais se adequaram como discriminantes, compondo um indicador, e realizado análise de regressão logística com este indicador como variável independente principal.

Resultados

Os resultados mostraram que todos os indicadores antropométricos e a força de preensão manual foram considerados discriminadores de sarcopenia, entretanto o índice de massa corporal, o perímetro da cintura e a razão cintura estatura mostram-se como os melhores discriminantes na análise de componentes principais, compondo o novo indicador. A análise de regressão logística (ajustada) mostrou que a sarcopenia foi associada com o indicador em ambos os sexos.

Conclusão

A presença de índice de massa corporal baixo, baixa relação cintura estatura e baixo perímetro da cintura concomitantemente podem auxiliar na discriminação da sarcopenia.

Palavras-chave : Idoso; Antropometria; Força da mão; Curva ROC; Sarcopenia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )