SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Fatores associados ao estado nutricional de ferro em crianças brasileiras de 4 a 7 anosAssociação entre sensibilidade gustativa, preferência aos sabores doce e salgado e estado nutricional de adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

CARVALHO, Nágila Araújo de; MARTINS, Karine Anusca; SOUSA, Lucilene Maria de  e  DIAZ, Mário Ernesto Piscoya. Alimentação em escolas públicas de tempo integral: alunos aderem e aceitam?. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.3, pp.357-368. ISSN 1678-9865.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652017000300008.

Objetivo

Identificar a adesão e a aceitação à alimentação escolar e analisar os fatores associados à não adesão/não aceitação em escolas públicas de tempo integral de Goiânia, Goiás.

Métodos

Estudo transversal realizado com alunos de 6 a 14 anos de ambos os sexos. Investigou-se questões sobre o consumo das refeições e de alimentos externos à escola, distribuição de alimentos, dados socioeconômicos e avaliação nutricional. Definiu-se adesão às refeições como o consumo em 4 a 5 vezes/semana e aceitação como a aprovação das refeições, utilizando-se a escala hedônica facial.

Resultados

Participaram 359 alunos e observou-se que a adesão foi alta para o almoço (95%) e lanche da tarde (78%) e baixa para o lanche da manhã (44%). A aceitação não alcançou o percentual mínimo exigido de 85%. A não adesão associou-se ao número de pessoas maior que quatro no domicílio, realização da refeição no refeitório, o local de consumo considerado desconfortável e a avaliação negativa dos utensílios. A não aceitação associou-se à idade >10 anos, sexo feminino, avaliação negativa dos utensílios e inadequação da temperatura dos alimentos.

Conclusão

O almoço e o lanche da tarde apresentaram as maiores adesões e não se alcançou a aceitação estipulada. A não adesão e não aceitação associaram-se principalmente aos aspectos relacionados à alimentação escolar. Esse estudo permitiu avaliar a alimentação nas escolas públicas de tempo integral, com vistas a favorecer seu aprimoramento.

Palavras-chave : Alimentação escolar; Política nutricional; Saúde escolar..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )