SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Alimentação em escolas públicas de tempo integral: alunos aderem e aceitam?Associação entre tempo de tela e padrões alimentares com sobrepeso/obesidade em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

SANTOS, Marize Melo dos et al. Associação entre sensibilidade gustativa, preferência aos sabores doce e salgado e estado nutricional de adolescentes. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.3, pp.369-375. ISSN 1678-9865.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652017000300009.

Objetivo

Este estudo teve como objetivo investigar a associação entre a sensibilidade gustativa, a preferência pelos sabores doce e salgado e o estado nutricional de adolescentes em escolas públicas.

Métodos

Estudo de natureza transversal, envolvendo 1.036 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 10 e 19 anos. A preferência pelos sabores doce e salgado e por alimentos ricos em açúcar ou sódio foi avaliada. Medidas do índice de massa corporal e testes de reconhecimento de gosto-intensidade foram conduzidos.

Resultados

A maioria dos participantes foi incapaz de identificar os sabores e/ou intensidades e somente 18,0% dos participantes foram capazes de identificar corretamente o sabor e intensidade das amostras. A maioria dos participantes (82,1%) preferiram alimentos doces e tiveram baixa sensibilidade a esse gosto, bem como uma grande proporção de indivíduos que preferem salgado (82,3%) eram menos sensíveis ao sal (p<0,001). A preferência pelo gosto salgado foi associada com excesso de peso.

Conclusão

Foi encontrada uma associação entre a preferência pelos sabores doce e salgado e o estado nutricional, destacando a importância de escolhas alimentares pobres no desenvolvimento de obesidade e outras doenças crônicas.

Palavras-chave : Adolescentes; Estado nutricional; Percepção gustatória.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )