SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Associação entre sensibilidade gustativa, preferência aos sabores doce e salgado e estado nutricional de adolescentesPráticas avaliativas no campo da Alimentação e Nutrição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

PINHO, Maria Gabriela Matias de; ADAMI, Fernando; BENEDET, Jucemar  e  VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de. Associação entre tempo de tela e padrões alimentares com sobrepeso/obesidade em adolescentes. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.3, pp.377-389. ISSN 1678-9865.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652017000300010.

Objetivo

Analisar a associação entre tempo de tela e padrões alimentares com sobrepeso/obesidade em adolescentes de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Métodos

Estudo transversal com amostra probabilística de 963 adolescentes de 11 a 14 anos de idade matriculados em escolas públicas e privadas do município. O sobrepeso/obesidade foi avaliado por meio do índice de massa corporal e o consumo alimentar do dia anterior por meio da aplicação de questionário qualitativo. Análise de Componentes Principais foi utilizada para obtenção dos padrões alimentares. Os fatores de confusão considerados foram: tipo de escola, maturação sexual, peso e escolaridade da mãe. Usou-se teste Qui-quadrado e regressão de Poisson nas análises bruta e ajustada, respectivamente.

Resultados

A prevalência de sobrepeso/obesidade foi de 29,8%, sendo estatisticamente maior nos meninos (34,7%). A prevalência de alto tempo de tela foi de 39,1%. Os padrões alimentares obtidos foram: obesogênico; café e produtos lácteos; refeição tradicional brasileira; frutas e vegetais; pão e achocolatado. O padrão de consumo alimentar que melhor representou o consumo dos adolescentes nessa amostra foi o obesogênico. Não houve associação estatisticamente significativa entre tempo de tela e sobrepeso/obesidade. Foram inversamente associados com sobrepeso/obesidade os padrões: obesogênico; café e produtos lácteos; e pão e achocolatado (apenas em meninas). Padrões de consumo alimentar influenciaram a prevalência de sobrepeso/obesidade, porém, em alguns casos, de maneira contrária ao esperado.

Conclusão

Observou-se alta prevalência de sobrepeso/obesidade e alta frequência de atividades sedentárias. Os resultados sugerem alto índice de padrão alimentar não saudável pelos adolescentes.

Palavras-chave : Adolescentes; Comportamento alimentar; Obesidade; Sobrepeso.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )