SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Associação entre tempo de tela e padrões alimentares com sobrepeso/obesidade em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

GASPARINI, Max Felipe Vianna; BIGONI, Alessandro; MEDEIROS, Maria Angélica Tavares de  e  FURTADO, Juarez Pereira. Práticas avaliativas no campo da Alimentação e Nutrição. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.3, pp.391-407. ISSN 1678-9865.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652017000300011.

O objetivo deste estudo foi caracterizar e analisar os diferentes métodos existentes para a avaliação de programas e serviços de alimentação e nutrição no Brasil, por meio de revisão sistemática da literatura focada em artigos completos publicados em revistas indexadas nacionais. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed, MedLine e LILACS utilizando os seguintes termos de busca e operadores booleanos: “avaliação e programa”; “projeto”; “intervenção”; “serviço”; “ações e nutrição”; “nutricional”. A pesquisa foi restrita a artigos escritos em português, inglês e espanhol e publicados entre 2001 e 2015. Vinte e dois estudos foram selecionados e a análise indica; a maioria foi realizada por meio de abordagens quantitativas e avaliações externas baseadas na teoria epidemiológica; as estratégias de avaliação participativa ainda são incomuns; as avaliações de impacto e implementação foram predominantes; há pouca diversidade em termos de referências ao arcabouço teórico no campo da avaliação de programas de atenção à saúde no planejamento e execução dos processos de avaliação analisados. Os resultados deste estudo indicam a necessidade de uma avaliação mais abrangente, considerando a complexidade das intervenções avaliadas utilizando o aparato teórico-metodológico disponível na literatura para compreender a importância das diferentes perspectivas dos agentes envolvidos nos processos de avaliação.

Palavras-chave : Avaliação de programas e projetos de Saúde; Nutrição em saúde pública; Política nutricional..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )