SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Comparação do efeito da alimentação enteral contínua com o efeito da alimentação intermitente nos níveis plasmáticos de leptina e grelina em Unidades de Terapia IntensivaAssociação entre o excesso de peso e o consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas por diferentes grupos vegetarianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

ROCHA, Liane Murari et al. Composição corporal e perfil metabólico na deficiência de vitamina D sérica em adultos. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.4, pp.419-430. ISSN 1678-9865.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652017000400002.

Objetivo:

Investigar a composição corporal e o perfil metabólico de indivíduos com diferentes concentrações de vitamina D sérica, da deficiência à normalidade.

Métodos:

Estudo transversal realizado com 106 indivíduos adultos, de ambos os sexos, divididos em três grupos de acordo com as concentrações de vitamina D: deficiência: <20ng/mL; insuficiência: 20-29,9ng/mL e suficiência: 30-100ng/mL. A avaliação antropométrica incluiu peso, altura e circunferências. Massa gorda e massa magra foram avaliadas pelo teste de bioimpedância tetrapolar. Também foram realizadas avaliação clínica e bioquímica. A resistência à insulina foi calculada pelo índice Homeostasis Model Assessment Insulin.

Resultados:

A análise apontou que as principais alterações dos indivíduos com deficiência de vitamina D foram valores elevados de triglicérides, lipoproteína de muito baixa densidade - colesterol, glicemia de jejum, insulina, hemoglobina glicada, índice de massa corporal, porcentagem de gordura corporal, porcentagem de massa magra, circunferência da cintura e Homeostasis Model Assessment Insulin quando comparados ao grupo Suficiência vitamina D (p<0,05).

Conclusão:

Observou-se que na deficiência da vitamina D ocorrem importantes alterações tanto no metabolismo como na composição corporal, essas alterações podem contribuir para o surgimento de doenças como diabetes Mellitus e síndrome metabólica.

Palavras-chave : Composição corporal; Obesidade; Vitamina D..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )