SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Desjejum dos adolescentes brasileiros: análise do Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009Informações sobre nutrição entre adultos e idosos usuários da Atenção Primária de Saúde: ocorrência, fatores associados e fontes de informação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

SPERANDIO, Naiara; RODRIGUES, Cristiana Tristão; FRANCESCHINI, Sylvia do Carmo Castro  e  PRIORE, Silvia Eloiza. Impacto do Programa Bolsa Família no estado nutricional de crianças e adolescentes de duas regiões brasileiras. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.4, pp.477-487. ISSN 1678-9865.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652017000400007.

Objetivo:

Avaliar e comparar o impacto do Programa Bolsa Família no estado nutricional de crianças e adolescentes do Nordeste e Sudeste brasileiro.

Métodos:

A base de dados procedeu de uma subamostra da Pesquisa de Orçamento Familiar de 2008-2009. Calculou-se a proporção de crianças e adolescentes com baixo peso, baixa estatura e excesso de peso. A análise da medida de impacto foi precedida de técnica (Propensity Score Matching) que assemelha, famílias beneficiárias e não beneficiárias, em relação a um conjunto de características socioeconômicas. O impacto do programa foi estimado através do algoritmo de pareamento do vizinho mais próximo.

Resultados:

No Nordeste, a proporção de crianças e adolescentes abaixo do peso foi em média, 1,1% menor nas famílias beneficiárias, em comparação às não beneficiárias. No Sudeste, a proporção de crianças e adolescentes acima do peso foi em média, 4,2% menor nas famílias beneficiárias. Não foi observado impacto do programa sobre o déficit de estatura em ambas as regiões.

Conclusão:

Os resultados retrataram impacto positivo e boa focalização do programa, que se atrelado a ações estruturais pode contribuir para melhoria do estado nutricional e qualidade de vida dos beneficiários.

Palavras-chave : Desnutrição; Estado nutricional; Sobrepeso; Política social..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )