SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Atuação do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação escolar: estudo de casos múltiplosDieta enteral manipulada com alimentos com qualidade nutricional e baixo custo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

NEVES, José Anael; ZANGIROLANI, Lia Thieme Oikawa  e  MEDEIROS, Maria Angélica Tavares de. Avaliação da atenção nutricional ao excesso de peso sob a ótica da integralidade em saúde. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.4, pp.511-524. ISSN 1678-9865.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652017000400010.

Objetivo:

Descrever e avaliar a atenção nutricional aos adultos com excesso de peso, na Atenção Primária e Secundária à Saúde, em Santos, São Paulo.

Métodos:

Estudo de caráter quanti e qualitativo, realizado entre 2013 e 2015, em duas etapas: diagnóstico (1) e avaliação (2). Na etapa 1, fez-se um censo dos serviços de Atenção Primária e Secundária (n=28) e Atenção Secundária a Saúde (n=4), entrevistando gestores e/ou profissionais; realizou-se análise exploratória dos dados. Na etapa 2, entrevistaram-se, em profundidade, gestores e/ou profissionais com uma amostra dos serviços da Atenção Primária a Saúde e a totalidade dos de Atenção Secundária a Saúde; realizou-se análise temática, utilizando o referencial teórico de integralidade segundo Pinheiro & Mattos.

Resultados:

Entrevistaram-se 40 profissionais: 36 na Atenção Primária a Saúde e quatro na Atenção Secundária a Saúde. A atenção nutricional na Atenção Primária a Saúde, restringe-se ao atendimento individual, com encaminhamento a outro ponto; diagnóstico nutricional e ações de promoção da saúde só ocorrem quando o excesso de peso se associa a outra doença; verificaram-se fragilidades na referência e contrarreferência e na efetivação da intersetorialidade. Na Atenção Secundária a Saúde, a atenção nutricional direciona-se ao atendimento clínico, utilizando abordagens tradicionais de educação alimentar. Nos dois pontos de atenção identificaram-se fatores limitantes da integralidade: ações fragmentadas; ausência de ações de promoção e proteção da saúde e pouco diálogo entre a Atenção Primária a Saúde e Atenção Secundária a Saúde.

Conclusão:

O excesso de peso não é um desfecho pautado na Atenção Primária a Saúde e, na Atenção Secundária a Saúde, pauta-se por práticas prescritivas, pouco potentes para promover a autonomia dos sujeitos. Faz-se necessário reorientar as ações nesses dois pontos de atenção, para qualificar a atenção nutricional.

Palavras-chave : Avaliação em saúde; Integralidade em Saúde; Política Nutricional; Obesidade; Nutrição em Saúde Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )