SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Avaliação da atenção nutricional ao excesso de peso sob a ótica da integralidade em saúdeAtividade serotoninérgica perinatal: um fator decisivo para o controle da ingestão alimentar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

BENTO, Ana Paula Lança; GARCIA, Rosa Wanda DIEZ  e  JORDAO JUNIOR, Alceu Afonso. Dieta enteral manipulada com alimentos com qualidade nutricional e baixo custo. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.4, pp.525-534. ISSN 1678-9865.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652017000400011.

Objetivo:

Propor uma formulação de dieta enteral manipulada com alimentos com composição nutricional padrão que atendam às necessidades nutricionais de pessoas com idade acima de 51 anos e que tenha baixo custo.

Métodos:

As dietas enterais foram formuladas principalmente com alimentos in natura e testadas quanto às características físicas (homogeneidade, estabilidade, osmolalidade, pH e fluidez) e químicas (umidade, cinzas, proteína, lipídeos, energia, fibra bruta, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio e zinco). O custo foi obtido por pesquisa de preço em supermercados e lojas especializadas em suporte nutricional.

Resultados:

A dieta enteral manipulada apresentou-se estável, homogênea, pH levemente ácido, osmolalidade hipertônica (603mOsm/kg) e fluidez compatível com o gotejamento gravitacional (21 minutos). A avaliação centesimal demonstrou adequação para proteína, lipídeo, vitamina C, ferro e zinco. O custo médio de 2000kcal de dieta enteral padrão foi de R$ 12,3±1,4, o que representa um custo 70% menor, em relação ao custo médio de dietas enterais industrializadas semelhantes a estas disponíveis no mercado.

Conclusão:

A dieta planejada pode ser uma excelente escolha para o paciente em uso de nutrição enteral domiciliar, foi elaborada com alimentos comuns ao hábito alimentar, apresentam qualidade física e nutricional e são de baixo custo.

Palavras-chave : Custo e analise de custo; Dieta; Nutrição enteral.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )