SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Dieta enteral manipulada com alimentos com qualidade nutricional e baixo custo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

PINHEIRO, Isabeli Lins et al. Atividade serotoninérgica perinatal: um fator decisivo para o controle da ingestão alimentar. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.4, pp.535-544. ISSN 1678-9865.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652017000400012.

O sistema serotoninérgico apresenta funções no controle de eventos biológicos fundamentais para o desenvolvimento adequado do sistema nervoso. A serotonina e o transportador de serotonina são indispensáveis para esta função de controle. A disponibilidade destes componentes é precisamente regulada durante o período de desenvolvimento, e podem sofrer interferências provindas do ambiente alterando sua ação sobre o sistema nervoso. A desnutrição, a inibição da recaptação da serotonina a partir de fármacos e mudanças na expressão de gênica do transportador de serotonina na gestação e lactação podem induzir o aumento de serotonina alterando sua ação anorexígena. As respostas fisiológicas desempenhadas pela serotonina no controle da ingestão exibem uma resistência quando requisitadas por estímulos ou estresses agudos, demonstrando que os animais ou indivíduos desenvolvem adaptações de acordo com as agressões ambientais sofridas no período de desenvolvimento. Patologias como, ansiedade e obesidade, parecem estar associadas à resposta do organismo a um estresse ou estímulo, necessitando de uma maior ação do sistema serotoninérgico. Estes achados demonstram a importância do conteúdo da serotonina no período perinatal ao desenvolvimento de aspectos moleculares e morfológicos do controle da ingestão alimentar, e sua função determinante para a compreensão das possíveis influências ambientais causadoras de patologias na vida adulta.

Palavras-chave : Ingestão de alimentos; Desnutrição; Serotonina; Inibidores da captação de serotonina..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )