SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Association between the consumption of antioxidant nutrients with lipid alterations and cardiometabolic risk in adolescentsAssociation between hematological profile and serum 25-hydroxyvitamin D levels and FokI polymorphism in individuals with cystic fibrosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273On-line version ISSN 1678-9865

Abstract

MORAIS, Keila Bacelar Duarte de et al. Capacidade preditiva de indicadores de adiposidade sobre a síndrome metabólica em idosos. Rev. Nutr. [online]. 2018, vol.31, n.2, pp.199-209. ISSN 1678-9865.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652018000200006.

Objetivo

Este estudo objetivou avaliar a capacidade preditiva dos indicadores de adiposidade como preditores da Síndrome Metabólica em idosos.

Métodos

Trata-se de estudo transversal com idosos inscritos na Estratégia Saúde da Família. Foram aferidas medidas antropométricas e calculados o Índice de Massa Corporal, a Relação Cintura-Quadril, a Relação Cintura-Estatura, o Índice de Conicidade e o Índice de Adiposidade Corporal. Foi coletada amostra sanguínea e aferida a pressão arterial de repouso. A Síndrome Metabólica foi classificada de acordo com os Critérios Harmonizados. A capacidade preditiva das variáveis antropométricas foi avaliada por meio das curvas Receiver Operating Characteristic.

Resultados

Para o sexo masculino, o Índice de Massa Corporal, a Relação Cintura-Estatura e a Relação Cintura-Quadril são melhores preditores e equivalentes entre si. Já para o sexo feminino, os dois primeiros são melhores preditores e equivalentes entre si.

Conclusão

Concluiu-se que o Índice de Massa Corporal e a Relação Cintura-Estatura são bons preditores da Síndrome Metabólica em indivíduos idosos, especialmente entre homens. Mais investigações nesse âmbito se fazem importantes. Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa. (nº 039/2011).

Keywords : Envelhecimento; Pontos de Corte; Idosos; Síndrome Metabólica; Obesidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )