SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Consumo de alimentos extrainstitucionais e preferências alimentares de alunos de escolas públicas de tempo integralDesenvolvimento de receitas culinárias em programa de intervenção com universitários brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão impressa ISSN 1415-5273versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

CONFORTIN, Susana Cararo et al. Fatores associados à Força de Preensão Manual em idosos residentes em Florianópolis, Brasil: Estudo EpiFloripa Idoso. Rev. Nutr. [online]. 2018, vol.31, n.4, pp.385-395. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652018000400004.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre fatores sociodemográficos, estilo de vida e condições de saúde, e a Força de Preensão Manual baixa em idosos.

Métodos

Trata-se de estudo transversal, de base populacional, com 598 idosos. A Força de Preensão Manual baixa (primeiro quartil) foi verificada por meio de dinamômetro. As variáveis independentes incluíram grupo etário, escolaridade, arranjo familiar, trabalho atual, ingestão de bebida alcoólica, tabagismo, atividade física de lazer e deslocamento, dependência funcional nas Atividades Básicas e Atividades Instrumentais da Vida Diária, histórico de quedas e provável déficit cognitivo. Foram realizadas análises de regressão logística (bruta e ajustada).

Resultados

O grupo etário, a dependência nas Atividades Instrumentais da Vida Diária e a inatividade física foram associadas à Força de Preensão Manual baixa para o sexo feminino. Já para o sexo masculino, não houve associação.

Conclusão

A Força de Preensão Manual baixa foi associada positivamente ao grupo etário à dependência nas Atividades Instrumentais da Vida Diária; e negativamente associada à prática de atividade física, no sexo feminino.

Palavras-chave : Estudos transversais; Saúde do idoso; Dinamômetro de Força Muscular; Atividades cotidianas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )