SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32Metabolic syndrome in adolescents and its association with diet qualityAgreement between two Meal Quality Indexes adapted to evaluate food consumption of institutionalized elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Nutrição

Print version ISSN 1415-5273On-line version ISSN 1678-9865

Abstract

ALVES, Patrícia Cândido et al. Síndrome metabólica em adolescentes e sua associação com a qualidade da dieta. Rev. Nutr. [online]. 2019, vol.32, e180054.  Epub Oct 17, 2019. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-9865201932e190054.

Objetivo

Analisar dieta e estado nutricional de mulheres sobreviventes de câncer de mama com as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira.

Métodos

Estudo transversal, com 201 mulheres, que realizaram exames antropométricos, para determinação de índice de massa corporal, circunferência da cintura e relação cintura/quadril. A avaliação dietética foi realizada por questionário de frequência alimentar. O consumo foi estratificado em quatro grupos: alimentos in natura/minimamente processados (Grupo 1), ingredientes culinários processados (Grupo 2), alimentos processados(Grupo 3) e alimentos ultraprocessados (Grupo 4). Calculou-se a proporção de contribuição diária de cada grupo em relação às calorias e macronutrientes. A análise estatística foi realizada por meio dos testes Qui-quadrado ecorrelação de Spearman, com p<0,05 como nível de significância.

Resultados

A média de idade foi de 50 ± 11 anos. Houve acúmulo de gordura abdominal com proporção de excesso de peso maior em mulheres menores de 60 anos (p=0,003). Houve maior consumo de alimentos do Grupo 1, mascom cerca de 1/3 da contribuição calórica e de macronutrientes obtidas dos grupos 3 e 4.

Conclusão

As mulheres avaliadas consomem uma alimentação com maior proporção calórica e de macronutrientes provenientes do grupo de alimentos in natura/minimamente processados. Não há referencial teórico que permitaafirmar se a quantidade de processados e ultraprocessados consumida representa risco à saúde destas mulheres. Não houve associação entre consumo alimentar, estado nutricional e faixa etária.

Keywords : Neoplasias da mama; Sobreviventes de câncer; Guias alimentares; Dieta saudável.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )