SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Alimentação escolar em tempos de Covid-19: mapeamento das estratégias de execução da política pública pelos gestores estaduaisEstratégias para a promoção da alimentação saudável, adequada e sustentável no Brasil em tempos de Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão impressa ISSN 1415-5273versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

CAVALLI, Suzi Barletto; SOARES, Panmela; MARTINELLI, Suellen Secchi  e  SCHNEIDER, Sergio. Agricultura familiar em tempos de Covid-19. Rev. Nutr. [online]. 2020, vol.33, e200180.  Epub 16-Out-2020. ISSN 1678-9865.  https://doi.org/10.1590/1678-9865202033e200180.

A agricultura familiar desempenha um importante papel no abastecimento alimentar mundial. As medidas de restrição de mobilidade adotadas internacionalmente visando a contenção da Covid-19 são necessárias para controlar o avanço da pandemia; no entanto, podem ter um efeito negativo na produção e na distribuição de alimentos. O objetivo deste artigo é discutir as implicações das medidas de contenção da Covid-19 na produção e distribuição de alimentos da agricultura familiar e possíveis estratégias para fortalecer esse setor. As exigências sanitárias e de distanciamento social, a interrupção no fornecimento a mercados institucionais e o fechamento de feiras livres e/ou diminuição na demanda por parte da população estão dificultando o escoamento da produção de alimentos da agricultura familiar e diminuindo a renda dos(as) agricultores(as). Essa situação pode, a médio e longo prazo, ter um efeito negativo na soberania e segurança alimentar e nutricional da população. O acesso a equipamentos de proteção individual, a reorganização de feiras livres, o investimento em novas tecnologias para a comercialização direta, a garantia de renda mínima e o fortalecimento/ampliação da compra institucional de alimentos são algumas das estratégias que podem contribuir para a superação dos desafios impostos à agricultura familiar em consequência da Covid-19. Apoiar e desenvolver esse setor são medidas estratégicas que devem ser adotadas para garantir a oferta de alimentos para a população e fortalecer a soberania e segurança alimentar e nutricional.

Palavras-chave : Infecções por coronavirus; Agricultores; Abastecimento de alimentos; Agricultura sustentável.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )