SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Variação da curvatura da base de braquetes "Straight-Wire": estudo comparativo entre quatro marcas comerciaisO efeito da alteração da posição natural da cabeça (PNC) sobre as medidas cefalométricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial

versão impressa ISSN 1415-5419

Resumo

COLOMBO, Vera Lúcia et al. Análise facial frontal em repouso e durante o sorriso em fotografias padronizadas: parte I – avaliação em repouso. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 47-58. ISSN 1415-5419.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-54192004000300006.

Considerando a importância da análise facial frontal no diagnóstico, esse trabalho propõem-se a apresentar uma análise facial frontal em fotografias padronizadas, em repouso e durante o sorriso, que possa auxiliar no diagnóstico e planejamento do tratamento ortodôntico e cirúrgico como também na avaliação dos resultados obtidos. Fizeram parte da amostra estudada 40 mulheres, com idade média de 22 anos, leucodermas, com faces agradáveis, Classe I de Angle, sem história prévia de tratamento ortodôntico e/ou cirurgia plástica na face. Foram obtidas fotografias faciais frontais (10x15cm coloridas), padronizadas. Em repouso e durante o sorriso máximo. Sobre as fotografias, foram realizadas medidas lineares, angulares e proporcionais. As medidas foram avaliadas por meio de teste de normalidade, estatística descritiva e desvio padrão do erro. Os resultados mostraram que algumas das medidas utilizadas em nosso trabalho se assemelham às encontradas na literatura e outras diferem muito. E a partir desse estudo propõe-se uma análise facial frontal para utilização no diagnóstico e planejamento do tratamento ortodôntico e cirúrgico.

Palavras-chave : Análise facial frontal; Ortodontia; Estética facial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português