SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Distal movement of the upper molars with the Pendex appliance: a study with cast modelsEfficacy evaluation of the 0.12% chlorhexidine in reducing microorganisms from aerosol generated by dental prophylaxis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial

versión impresa ISSN 1415-5419

Resumen

WEISSHEIMER, Felipe et al. A influência do jateamento na cimentação de bandas ortodônticas. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial [online]. 2006, vol.11, n.3, pp. 81-87. ISSN 1415-5419.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-54192006000300010.

OBJETIVO: comparar a resistência ao cisalhamento de cinco materiais utilizados na cimentação de bandas ortodônticas: um cimento de ionômero de vidro convencional (Ketac Cem), dois cimentos de ionômero de vidro modificados por resina (3M Multicure Glass Ionomer Cement e Fuji Ortho LC) e duas resinas compostas modificadas por poliácidos (Ultra Band-Lok e Transbond Plus). METODOLOGIA: sobre a superfície de um segmento de banda (6 x 6mm) foi posicionada uma matriz com um orifício de 3mm de diâmetro na qual foi inserido o material para cimentação. Metade da amostra foi jateada com partículas de óxido de alumínio. Os corpos-de-prova foram armazenados a 37ºC por 24 horas em umidade relativa de 100% e submetidos ao teste de cisalhamento a uma velocidade de 0,5mm/min. Utilizou-se ANOVA e o teste de comparações múltiplas de Tukey para comparar os grupos em cada tipo de superfície estudada (com ou sem jateamento), e o teste t Student para amostras pareadas para a comparação dos grupos jateados e não-jateados (p=0,01). RESULTADOS: nos grupos não-jateados, Ultra Band-Lok apresentou uma resistência de união significativamente maior (p<0,01) que a obtida pelos outros materiais, os quais não apresentaram diferença significante entre si. Após o jateamento, as resinas compostas modificadas por poliácidos apresentaram uma resistência de união significativamente maior (p<0,01) que a obtida pelos demais cimentos, sendo que 3M Multicure Glass Ionomer apresentou um valor de união superior (p<0,01) ao obtido pelo Ketac Cem e Fuji Ortho LC. CONCLUSÃO: o jateamento aumentou significativamente (p<0,01) a resistência de união em todos os grupos.

Palabras llave : Cimentação de bandas; Jateamento; Resistência ao cisalhamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués