SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue5Transversal dimensional changes of cleft lip and/or palate arch, in the primary dentitionCephalometric evaluation of posterior air space in occlusion Class II patients treated with orthognatic surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial

Print version ISSN 1415-5419

Abstract

RIBEIRO, Alexandre de Almeida; LEAL, Luíse  and  THUIN, Rawlson de. Análise morfológica dos fissurados de lábio e palato do Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais do Estado do Rio de Janeiro. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial [online]. 2007, vol.12, n.5, pp. 109-118. ISSN 1415-5419.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-54192007000500014.

OBJETIVO: caracterizar o padrão oclusal e facial para diagnosticar as necessidades reabilitadoras dos fissurados de lábio e palato do Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais do Estado do Rio de Janeiro. METODOLOGIA: vinte indivíduos, com fissura transforame incisivo unilateral, operados de lábio e palato, sem histórico de tratamento ortodôntico, foram avaliados, por meio de modelos de gesso superior, quanto à dimensão transversa e forma do arco superior, assim como a presença de mordidas cruzadas, com os modelos em MIH. O padrão facial, analisado por meio de fotografias de perfil, e a presença de enxerto ósseo na área da fissura, diagnosticada através de radiografias oclusais, foram também determinados. Os dados referentes à dimensão transversa foram confrontados com as médias de um grupo com oclusão normal (n=22). RESULTADOS: a comparação indicou forte atresia do arco superior associada a diferentes mordidas cruzadas na amostra fissurada. Já o padrão facial revelou clara deficiência do terço médio, enquanto o enxerto ósseo alveolar não se fez presente no processo de reabilitação. CONCLUSÃO: a atresia maxilar em associação com as mordidas cruzadas são fatos que comprovam o impacto negativo das cirurgias de lábio e palato no crescimento tridimensional da maxila. A busca pelo padrão ouro de reabilitação não será possível sem o enxerto ósseo, uma modalidade cirúrgica que confere unidade à base óssea maxilar e provê integridade ao rebordo alveolar.

Keywords : Fissura labiopalatal; Morfologia maxilar; Dimensão transversa maxilar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese