SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Facial profile analysis of esthetically harmonious young male adults in standardized photographs: comparison of manual versus computerized measurementsClass III malocclusion diagnosis by graduation students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial

Print version ISSN 1415-5419

Abstract

CAPELOZZA FILHO, Leopoldino; FATTORI, Liana; CORDEIRO, Aldir  and  MALTAGLIATI, Liliana Ávila. Avaliação da inclinação do incisivo inferior através da tomografia computadorizada. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial [online]. 2008, vol.13, n.6, pp. 108-117. ISSN 1415-5419.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-54192008000600013.

INTRODUÇÃO: durante muito tempo, a Ortodontia baseou-se em valores normativos obtidos através das análises cefalométricas existentes, utilizando a telerradiografia em norma lateral como exame principal no diagnóstico ortodôntico, ditando o plano de tratamento. O incisivo inferior, em particular, recebeu normas cefalométricas propostas por diversos autores, dentre eles Tweed. Entretanto, os exames radiográficos possuem limitações, pois, em uma imagem bidimensional de uma estrutura tridimensional, a superposição de determinadas estruturas ósseas e dentárias é constante. O advento da tomografia computadorizada disponibilizou meios diagnósticos mais precisos e confiáveis, principalmente pela possibilidade de obtenção da imagem das estruturas em três dimensões. Nesse contexto, parece razoável questionar os dados oriundos da análise clássica da radiografia lateral da face, com intuito de criar fatores de comparação com dados que passarão a ser gerados a partir da mesma imagem obtida pela tomografia. OBJETIVOS: para isso, propusemo-nos a avaliar o ângulo formado entre o longo eixo do incisivo inferior e o plano mandibular, a grandeza IMPA da cefalometria, na telerradiografia convencional e na tomografia computadorizada. MÉTODOS: dezenove pacientes selecionados para tratamento ortodôntico constituíram a amostra deste estudo, 12 do gênero feminino e 7 do masculino, com idades entre 16 anos e 4 meses e 28 anos e 2 meses. Após a coleta de dados, feita por dois examinadores, análises estatísticas para a obtenção dos erros intra e inter-examinadores foram feitas, utilizando nível de significância de 5%. RESULTADOS E CONCLUSÕES: concluiu-se que a obtenção dos valores para o ângulo formado entre o longo eixo do incisivo inferior e o plano mandibular (IMPA) na telerradiografia lateral é um método confiável para uso clínico, porque embora apresente, como regra, valores menores que os encontrados em tomografia computadorizada, as diferenças não são clinicamente significativas.

Keywords : Cefalometria; Tomografia computadorizada; Ortodontia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese