SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Estudo comparativo entre a Análise Facial Subjetiva e a Análise Cefalométrica de Tecidos Moles no diagnóstico ortodônticoEstudo in vitro da degradação da força de elásticos ortodônticos de látex sob condições dinâmicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial

versão impressa ISSN 1415-5419

Resumo

ALMEIDA, Marco Antonio de Oliveira et al. A correção da mordida cruzada posterior unilateral com desvio funcional melhora a assimetria facial?. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 89-94. ISSN 1415-5419.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-54192009000200011.

OBJETIVO: avaliar, através de fotografias clínicas de 30 pacientes, as alterações ocorridas na assimetria labial presente em pacientes portadores de mordida cruzada posterior unilateral funcional (MCPUF), após a correção ortodôntica. MÉTODOS: para quantificar essas modificações, foram mensuradas as áreas dos quadrantes labiais antes (T1) e após o tratamento (T2). Os lábios superiores e inferiores foram subdivididos em 4 quadrantes e as suas áreas foram medidas e expressas como percentagem da sua área total. A quantidade de correção da assimetria foi obtida calculando a diferença no percentual da área entre os quadrantes do lábio em T1 e T2. RESULTADOS: os resultados demonstraram haver uma melhora significativa na assimetria observada inicialmente nestes pacientes do lado onde o desvio postural da mandíbula se apresentava.

Palavras-chave : Mordida cruzada funcional; Dentadura mista; Assimetria facial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português