SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número6Orthopedic treatment with the Herbst appliance: do vertical changes occur in the facial growth pattern?Panoramic evaluation of the mesiodistal angulations of canine teeth, premolar and inferior molars with and without the presence of the third molars índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial

versión impresa ISSN 1415-5419

Resumen

HENRIQUES, Rafael Pinelli et al. Efeitos do aparelho Jasper Jumper no tratamento da má oclusão de Classe II. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 82-96. ISSN 1415-5419.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-54192009000600011.

OBJETIVO: o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos esqueléticos e dentoalveolares do tratamento de pacientes com má oclusão de Classe II com o aparelho Jasper Jumper associado ao aparelho ortodôntico fixo, comparados a um grupo controle não-tratado. MÉTODOS: a amostra foi constituída por 47 indivíduos, divididos em dois grupos: Grupo 1, contendo 25 pacientes com idade média de 12,72 anos, tratados com o aparelho Jasper Jumper por um tempo médio de 2,15 anos; Grupo 2 (controle), composto por 22 indivíduos com idade média de 12,67 anos, não-submetidos a tratamento ortodôntico e com má oclusão de Classe II, observados por um período médio de 2,12 anos. Foram avaliadas as telerradiografias ao início e ao final do tratamento ortodôntico para o Grupo 1 e do período de observação para o Grupo 2. As variáveis cefalométricas iniciais, finais e as alterações com o tratamento foram comparadas entre os grupos por meio do teste t independente. RESULTADOS: em comparação ao grupo controle, o grupo Jasper Jumper apresentou maior restrição do deslocamento anterior da maxila e maior retrusão maxilar, melhora da relação maxilomandibular, diminuição da convexidade facial, maior protrusão e intrusão dos incisivos inferiores e maior extrusão dos molares inferiores, além de maior diminuição dos trespasses horizontal e vertical e maior melhora da relação molar. CONCLUSÃO: a correção da Classe II no grupo tratado com o Jasper Jumper e aparelhagem fixa se deu principalmente devido à restrição do crescimento maxilar, protrusão e intrusão dos incisivos inferiores e extrusão dos molares inferiores.

Palabras llave : Má oclusão de Classe II; Cefalometria; Aparelho funcional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués