SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Comércio eletrônico: fazendo negócios por meio da internetDescentralização organizacional, acesso aos meios e adequação ao ambiente externo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

PAULILLO, Luiz Fernando. Terceirização e reestruturação agroindustrial: avaliando o caso citrícola brasileiro. Rev. adm. contemp. [online]. 1999, vol.3, n.1, pp. 87-103. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65551999000100006.

O presente trabalho analisa a forma de inserção do processo de terceirização nos complexos agroindustriais brasileiros. Como na economia mundial do final de século, o avanço do setor prestador de serviços representa significativa mudança nas formas da organização da produção e do trabalho, acarretando modificações estruturais importantes na agricultura, na agroindústria processadora e na conformação dos respectivos mercados nacionais e internacionais. Nesse sentido, as estratégias de flexibilização e diversificação representam o desencadear da orientação de racionalização empresarial, iniciado em escala mundial no final dos anos 80. O contexto remete à análise estrutural do complexo citrícola sob um ângulo mais amplo, em que as ações do Estado perdem peso, à medida que as estratégias empresariais determinam uma nova conformação do setor citrícola do país.

Keywords : agronegócio; terceirização; citricultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese