SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Testes paramétricos e não-paramétricos de reversão para a média da rendibilidade de índices do mercado accionistaEstratégia em pequenas empresas: uma aplicação do modelo de miles e snow índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Administração Contemporânea

versão On-line ISSN 1982-7849

Resumo

OLIVEIRA-CASTRO, Gardênia Abbad de; PILATI, Ronaldo  e  BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Percepção de suporte organizacional: desenvolvimento e validação de um questionário. Rev. adm. contemp. [online]. 1999, vol.3, n.2, pp. 29-51. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65551999000200003.

A literatura especializada em comportamento organizacional tem considerado o conceito de suporte organizacional muito importante na compreensão do desempenho no trabalho, do comprometimento, da cidadania e da rotatividade, mas as pesquisas nessa área carecem de medidas confiáveis de percepção de suporte. Este trabalho relata a experiência de construção de um questionário brasileiro de suporte, baseada na proposta teórica de Eisenberger et al. (1986) e em aspectos levantados numa amostra de trabalhadores de empresas privadas e órgãos públicos. Os itens, após análise qualitativa e validação semântica, foram transformados em questionário aplicado em uma amostra de 1384 trabalhadores. As respostas a esse questionário, submetidas a análises fatoriais (PAF) com rotação oblíqua, produziram dois tipos de estruturas empíricas: uma unifatorial - percepção de suporte organizacional, e outra com quatro subescalas - gestão de desempenho, carga de trabalho, suporte material ao desempenho e ascensão, promoção e salários. Todas têm altos índices de confiabilidade (alfas de Cronbach). São discutidas as aplicações desse questionário nas pesquisas sobre comportamento organizacional e sugeridos mais estudos que garantam maior generalidade aos resultados.

Palavras-chave : suporte organizacional; gestão de desempenho; carga de trabalho; suporte material ao desempenho; ascensão, promoção e salários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português