SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1A tecnologia da informação na área hospitalar: um caso de implementação de um sistema de registro de pacientesReação cultural à aquisição: estudo do caso Santander/Noroeste índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Administração Contemporânea

versión On-line ISSN 1982-7849

Resumen

SAMPAIO, Jáder dos Reis  y  TAVARES, Karlyson de Castro. Estrutura e programas de T&D: o caso das empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado de Minas Gerais. Rev. adm. contemp. [online]. 2001, vol.5, n.1, pp. 121-144. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552001000100008.

No presente trabalho foram estudadas dez empresas públicas e sociedades de economia mista da esfera do Estado de Minas Gerais, de setores variados da economia, nas quais se analisaram indicadores de demonstrativos financeiros e se realizaram entrevistas semi-estruturadas com responsáveis pela área de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. Construiu-se uma escala de estrutura e programas de treinamento e desenvolvimento, com alto índice de fidedignidade. Observou-se a existência de três grupos distintos de empresas com estruturas e programas diversos e uma mudança nos padrões de treinamento e desenvolvimento de empresas públicas brasileiras, encontrados na literatura. Constatou-se a associação entre a complexidade das estruturas e programas e duas variáveis externas: a implantação de novas tecnologias de gestão e o perfil de escolaridade dos empregados.

Palabras llave : administração pública; treinamento e desenvolvimento; gestão de pessoas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués