SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2A influência de valores ambientais e organizacionais sobre a aprendizagem organizacional na indústria alimentícia paranaense author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

JORGE, Susana  and  ARMADA, Manuel José da Rocha. Factores determinantes do endividamento: uma análise em painel. Rev. adm. contemp. [online]. 2001, vol.5, n.2, pp. 9-31. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552001000200002.

Neste artigo analisamos, para algumas das maiores empresas portuguesas, a relevância e validade de vários factores considerados na literatura como determinantes da estrutura de capitais das empresas (representada pela ratio de endividamento): dimensão, crescimento, risco de negócio, rendibilidade, composição do activo, vantagens fiscais não resultantes do endividamento, sector de actividade e controlo accionista. Usando dados em painel para o período de 1990 a 1995, apresentamos um estudo empírico que procura descrever os efeitos que estas variáveis têm no nível de endividamento das empresas em cada ano em análise, tentando identificar relacionamentos entre as variáveis, quer ao longo do tempo, quer entre empresas no mesmo sector de actividade. Também analisamos os efeitos particulares de cada empresa e de cada ano, não incluídos nas variáveis explicativas dos modelos utilizados. Embora tenhamos alcançado alguns resultados idênticos àqueles obtidos com outras metodologias usadas em nível internacional, o facto é que tal nem sempre aconteceu. Em nossa opinião, tal deveu-se às características específicas das empresas da nossa amostra e, em geral, às do mercado (financeiro) português.

Keywords : estrutura de capitais; factores determinantes; análise em painel.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese