SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Factores determinantes do endividamento: uma análise em painelProposta de tipologia sobre alianças estratégicas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

GUARIDO FILHO, Edson Ronaldo  and  MACHADO-DA-SILVA, Clóvis L. A influência de valores ambientais e organizacionais sobre a aprendizagem organizacional na indústria alimentícia paranaense. Rev. adm. contemp. [online]. 2001, vol.5, n.2, pp. 33-63. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552001000200003.

O objetivo deste estudo foi verificar a influência de valores ambientais e organizacionais sobre a aprendizagem organizacional em empresas do setor de alimentos no Estado do Paraná. Para tanto, a presente pesquisa procura integrar elementos cognitivos, culturais e institucionais na investigação da natureza desse fenômeno enquanto processo articulado no contexto social que envolve o conjunto das organizações. Dados primários e secundários foram coletados e tratados mediante uso de procedimentos de análise de agrupamento e de variância, com o propósito de explorar diferenças entre grupos de empresas com distintos contextos institucionais de referência, no que concerne aos atributos e valores do arquétipo de aprendizagem. Os resultados indicam que empresas com contexto institucional de referência de nível internacional apresentam maior grau de presença das características do arquétipo, revelando a dinâmica de relacionamento entre o plano da ação e o plano institucional, em que a aprendizagem organizacional pode ser compreendida enquanto meio e resultado recursivamente construídos.

Keywords : mudança organizacional; aprendizagem organizacional; contexto institucional; valores ambientais; valores organizacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese