SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2A influência de valores ambientais e organizacionais sobre a aprendizagem organizacional na indústria alimentícia paranaenseReductionism and complex thinking in ERP systems implementations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

EIRIZ, Vasco. Proposta de tipologia sobre alianças estratégicas. Rev. adm. contemp. [online]. 2001, vol.5, n.2, pp. 65-90. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552001000200004.

Este artigo considera as alianças estratégicas como forma particular de cooperação empresarial, reconhece a necessidade de esclarecer o conceito e sugere elementos de distinção de outras formas de cooperação e relacionamento interorganizacional. Contribuindo para este esforço de esclarecimento, reconhecem-se e discutem-se limitações na literatura, e propõe-se uma tipologia de alianças estratégicas. A tipologia adoptada é baseada em três domínios de cooperação, os quais, por sua vez, podem ser analisados à luz de várias actividades. No estudo empírico da tipologia de alianças estratégicas proposta recorreu-se a um questionário a que responderam 133 empresas industriais portuguesas participantes no programa Europartenariat da União Europeia. Os principais resultados obtidos sugerem que: (1) as empresas estudadas apresentam indicadores de cooperação muito positivos; (2) a intensidade de alianças estratégicas está associada à dimensão das empresas; (3) a intensidade global de alianças estratégicas varia consoante o sector de actividade; (4) a importância de cada tipo de aliança estratégica é também variável por sector de actividade; (5) a importância de cada tipo de aliança estratégica é variável, consoante o tipo de parceiro envolvido do outro lado da relação.

Keywords : alianças estratégicas; cooperação empresarial; parcerias estratégicas; relações interorganizacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese