SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Proposta de tipologia sobre alianças estratégicasUma escala de mensuração da zona de tolerância de consumidores de serviços author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

WOOD JR, Thomaz  and  CALDAS, Miguel Pinto. Reductionism and complex thinking in ERP systems implementations. Rev. adm. contemp. [online]. 2001, vol.5, n.2, pp. 91-111. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552001000200005.

Este artigo contrasta pensamento complexo e reducionismo em processos amplos de transformação organizacional, focalizando a onda dos Sistemas Empresariais (ERP). Implementações de ERP têm representado imensos investimentos para empresas em todo o mundo nos últimos anos, e têm sido promovidas como panacéias gerenciais. Não surpreende que muitas implementações não atendam tais expectativas. Para aqueles que lidam com mudança organizacional, o fenômeno ERP deve soar desconfortavelmente familiar. Este estudo introduz o fenômeno, apresenta um breve resumo de uma pesquisa exploratória de campo envolvendo 28 experiências de implementação, e discute o conceito de reducionismo no âmbito das implantações de ERP. Argumenta-se que, pela aplicação do pensamento complexo, no lugar do tecno-reducionismo e do reducionismo sistêmico, podem-se abrir novas trilhas para explicar o fenômeno.

Keywords : sistemas empresariais; modas gerenciais; reducionismo; pensamento complexo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English