SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Reductionism and complex thinking in ERP systems implementationsInserção de um agente indutor da relação universidade-empresa em sistema de inovação fragmentado author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

RODRIGUES, Alziro César M. Uma escala de mensuração da zona de tolerância de consumidores de serviços. Rev. adm. contemp. [online]. 2001, vol.5, n.2, pp. 113-134. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552001000200006.

A proposição da existência de uma zona de tolerância dos consumidores, limitada por dois níveis de expectativas de serviço (adequado e desejado), gera desafios metodológicos voltados à operacionalização e à mensuração dessa zona, assim como ao desenvolvimento de instrumentos confiáveis para avaliar esse construto. O presente trabalho relata os resultados de uma pesquisa que, em sua etapa inicial, está orientada ao desenvolvimento de uma escala de mensuração da extensão da zona de tolerância de consumidores de serviços. Os resultados das análises efetuadas indicam bons níveis de confiabilidade e validade da escala, demonstrando sua adequação para a mensuração do construto.

Keywords : zona de tolerância; qualidade de serviços; comportamento do consumidor; marketing de serviços.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese