SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Uma escala de mensuração da zona de tolerância de consumidores de serviçosO discurso e a prática: o que nos dizem os especialistas e o que nos mostram as práticas das empresas sobre os modelos de gestão de recursos humanos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

LIMA, Marcos Cerqueira  and  TEIXEIRA, Francisco Lima Cruz. Inserção de um agente indutor da relação universidade-empresa em sistema de inovação fragmentado. Rev. adm. contemp. [online]. 2001, vol.5, n.2, pp. 135-155. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552001000200007.

O objetivo deste trabalho é explorar como se inseriu o Instituto Euvaldo Lodi - Núcleo Regional Bahia, enquanto agente indutor do relacionamento Universidade-Empresa, no Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, entre 1996 e 1998. Para tanto, é feita uma caracterização de aspectos pontuais do sistema baiano de inovação, ambiente em que se insere o agente indutor. Esta caracterização adota como perspectiva o prisma analítico dos três principais atores envolvidos no processo de inovação: o setor produtivo, ou seja, como este organiza o trabalho intrafirma e desempenha trocas interfirmas; o Estado, condições de financiamento e políticas públicas; e a situação dos centros de ensinopesquisa. Delineado este cenário, são apresentados os programas do instituto que buscam aproximar o conhecimento universitário da prática empresarial na Bahia, visando à criação de condições favoráveis à inovação tecnológica. Conclui-se que, apesar do limitado potencial inovativo de ambientes tecnologicamente fragmentados, a indução de agentes como o Instituto Euvaldo Lodi pode facilitar a interação de empresas e universidades, criando ambiente propício a trocas de informações e organização de projetos cooperativos e consultorias.

Keywords : relação universidade-empresa; sistemas locais de inovação; políticas de ciência e tecnologia; IEL.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese