SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Carga de trabalho e rotatividade na função de frentistaResearching privatisation: some notes about public policy evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

SCAVARDA, Luis Felipe Roriz  and  HAMACHER, Sílvio. Evolução da cadeia de suprimentos da indústria automobilística no Brasil. Rev. adm. contemp. [online]. 2001, vol.5, n.2, pp. 201-219. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552001000200010.

Este artigo tem por objetivo descrever, caracterizar e analisar os efeitos das estratégias globais das companhias transnacionais na evolução da cadeia de suprimentos da indústria automobilística atuante no Brasil. Para isto, analisa-se a evolução desta cadeia com auxílio dos dados estatísticos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, à luz do referencial teórico sobre gestão da cadeia de suprimentos e considerando a realidade atual dos mecanismos de produção globalizados. Verificouse que essa evolução compreende momentos em que a cadeia apresentou elevado índice de nacionalização dos seus produtos e projetos, enquanto que em outros momentos este índice foi apenas parcial ou quase nulo. No contexto das mudanças ocorridas ao longo dos anos 90, o artigo examina de que forma estratégias globais, como fornecimento global, fornecimento acompanhando geograficamente o cliente, padronização de projetos e a adoção de plataformas mundiais estão influenciando as operações das montadoras de veículos e da indústria de autopeças atuantes no Brasil e na relevância do país na cadeia global de suprimentos.

Keywords : indústria automobilística; cadeia de suprimentos; globalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese