SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número4As dimensões de avaliação dos atributos importantes na compra de condicionadores de ar: um estudo aplicadoGerenciamento de lucros: que pensam administradores, contadores e outros profissionais de empresas no Brasil? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Contemporânea

versão impressa ISSN 1415-6555versão On-line ISSN 1982-7849

Resumo

MATOS, Diana Macêdo  e  MOURA, Heber José de. Proposta de um modelo para determinação do custo de capital baseado em análise hierárquica. Rev. adm. contemp. [online]. 2003, vol.7, n.4, pp.119-139. ISSN 1415-6555.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552003000400007.

O presente trabalho consiste numa aplicação da abordagem multicritério no cálculo da taxa de desconto, tendo em vista as limitações das técnicas existentes quando o objeto de estudo é uma empresa de capital fechado. Pretende-se aqui expor uma metodologia, de caráter interdisciplinar, baseada na Teoria da Decisão, especificamente por meio da aplicação do Método de Análise Hierárquica (AHP) na estimativa do custo de capital próprio. A partir do método AHP foi possível identificar e incorporar relevantes fatores de risco para o empreendimento, incluindo simultaneamente variáveis qualitativas e quantitativas no processo. O modelo permitiu ainda apontar, hierarquicamente, como os diversos fatores estão contribuindo na formação do prêmio de risco da empresa, fato este não verificado em outras técnicas de análise. Finalmente, procurou-se ilustrar a aplicação do modelo proposto, calculando-se, para tanto, o custo de capital próprio de uma indústria de médio porte e de capital fechado do Estado do Ceará.

Palavras-chave : custo de capital próprio; método de análise hierárquica; teoria de decisão multicritério; empresas de capital fechado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons