SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número4Proposta para avaliação da gestão do conhecimento em entidade filantrópica: o caso de uma organização hospitalarA natura e a internet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Contemporânea

versão impressa ISSN 1415-6555versão On-line ISSN 1982-7849

Resumo

MEDEIROS, Carlos Alberto Freire; ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão de; SIQUEIRA, Michella  e  MARQUES, Glenda Michelle. Comprometimento organizacional: o estado da arte da pesquisa no Brasil. Rev. adm. contemp. [online]. 2003, vol.7, n.4, pp.187-209. ISSN 1415-6555.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552003000400010.

Neste estudo, é analisada a agenda da pesquisa do comprometimento, estabelecida por diversosautores considerados clássicos nesse campo de estudo. É analisada também a literatura brasileira sobre comprometimento organizacional, especialmente os 34 trabalhos publicados nos anais das últimas nove edições do Encontro Anual da ANPAD, já que os artigos publicados sobre comprometimento nas principais revistas brasileiras de Administração normalmente são apresentados neste evento. Com as recomendações contidas nessas agendas, analisamos os progressos obtidos pela pesquisa brasileira, mostrando o que foi feito, suas lacunas e seus novos desafios. Assim o trabalho se divide em três partes: (1) na primeira parte, são apresentadas as principais vertentes conceituais do comprometimento; (2) na segunda, são apresentadas as agendas de pesquisa e discutidos os avanços e lacunas da pesquisa brasileira; e, (3) na conclusão, é apresentada uma nova agenda para a pesquisa do comprometimento no Brasil, mostrando caminhos que ela deve percorrer.

Palavras-chave : comprometimento organizacional; pesquisa do comprometimento organizacional; agenda do comprometimento organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons