SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Decisões estratégicas na logística do agronegócio: compensação de custos transporte-armazenagem para a soja no estado do ParanáAvaliação de risco no transporte urbano: uma aplicação ao metrô do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Administração Contemporânea

versão On-line ISSN 1982-7849

Resumo

ANDION, Carolina. A gestão no campo da economia solidária: particularidades e desafios. Rev. adm. contemp. [online]. 2005, vol.9, n.1, pp. 79-101. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552005000100005.

A expansão acelerada do movimento associativo em todo o mundo, principalmente a partir da década de 80, tem feito com que os estudos sobre o tema se multipliquem; entretanto, no campo da administração, os estudos empíricos sobre as formas associativas ainda são pouco numerosos e, em geral, utilizam os pressupostos funcionalistas empregados na esfera privada, sem efetuar as adaptações necessárias ao entendimento das particularidades dessas organizações. A intensidade da ação desses grupos, assim como os papéis que eles assumem na sociedade contemporânea, fazem emergir a necessidade de reflexão mais profunda sobre suas formas de ação coletiva e sobre a sua gestão. Esse é o foco deste trabalho, que visa identificar princípios e práticas de gestão particulares às organizações da chamada Economia Solidária. Para tanto, concebeu-se um modelo de análise interdisciplinar baseado nas ciências sociais, o qual foi aplicado, por meio do método de observação participante, em duas organizações comunitárias, localizadas na cidade de Montreal. As conclusões desta pesquisa abrem perspectivas para a compreensão deste campo, trazendo contribuições teóricas e práticas para estudiosos e profissionais interessados no tema.

Palavras-chave : economia solidária; gestão; movimento associativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português