SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Implantação do Efficient Consumer Response (ECR): um estudo multicaso com indústrias, atacadistas e varejistasMudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

TERRA, Paulo Renato Soares. Inflação e retorno do mercado acionário em países desenvolvidos e emergentes. Rev. adm. contemp. [online]. 2006, vol.10, n.3, pp. 133-158. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552006000300008.

Diferentes explicações têm sido sugeridas à intrigante relação negativa observada entre retornos acionários e inflação. As mais populares são a Hipótese de Efeitos Fiscais (Feldstein, 1980), a Hipótese Proxy (Fama, 1981), e a Hipótese de Causalidade Inversa (Geske & Roll, 1983). A cadeia de causalidade entre as variáveis é crucial para determinar quais hipóteses se ajustam melhor aos dados. Este estudo estende esta linha de pesquisa a uma amostra de sete países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela). Uma Análise de Auto-regressão Vetorial (VAR) é executada para investigar as relações de causalidade entre retornos reais das ações, taxas de juros reais, atividade real, e inflação. A mesma metodologia também é aplicada ao Grupo dos Sete (Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos), e os resultados são então comparados. Os resultados indicam que as diferenças entre países industrializados e países em desenvolvimento não são tão marcantes quanto presumido inicialmente. Ainda, os resultados em geral não apóiam prévios estudos para os Estados Unidos, mesmo entre os países industrializados, o que sugere que a evidência norte-americana não pode ser generalizada mundialmente.

Keywords : hipótese de Fisher; inflação; mercado de ações; auto-regressão vetorial; América Latina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese