SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Inflação e retorno do mercado acionário em países desenvolvidos e emergentes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

HAYASHI JUNIOR, Paulo; BARANIUK, James Alexandre  and  BULGACOV, Sergio. Mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias. Rev. adm. contemp. [online]. 2006, vol.10, n.3, pp. 159-179. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552006000300009.

Este trabalho procura identificar e caracterizar os principais recursos utilizados para execução de mudanças de conteúdo estratégico em três pequenas empresas de massas alimentícias, bem como avaliar os impactos destes recursos sobre as suas vantagens competitivas. Das empresas pesquisadas, duas estão localizadas na região metropolitana de Curitiba e uma no interior do Estado do Paraná. Foram coletados dados por meio de entrevistas semi-estruturadas de dirigentes do nível tático-estratégico, bem como anotações de campo, observação não participante e, ainda, informações obtidas por meio de dados secundários. A partir de análise de conteúdo e técnica de triangulação, chega-se aos principais recursos utilizados pelas empresas. Utilizando-se da matriz produto mercado de Ansoff (1979), foi possível constatar a existência de um padrão consistente dos principais recursos utilizados para mudanças dentro de cada quadrante desta matriz, destacando-se, para a vantagem competitiva, os recursos arquitetura estratégica e a reputação.

Keywords : recursos; mudanças de conteúdo estratégico; massas alimentícias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese