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Revista de Administração Contemporânea

versión On-line ISSN 1982-7849

Resumen

HERNANDEZ, José Mauro da Costa  y  MAZZON, José Afonso. Um estudo empírico dos determinantes da adoção de Internet Banking entre não usuários brasileiros. Rev. adm. contemp. [online]. 2008, vol.12, n.spe, pp. 9-39. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552008000500002.

Este estudo investiga os fatores determinantes da adoção de Internet Banking entre não usuários brasileiros. Para tanto propõe-se um modelo que reúne os constructos dos modelos mais conhecidos de adoção de novas tecnologias da literatura de marketing. O modelo foi testado com amostra de 292 pessoas e os resultados revelam que os efeitos de oito variáveis sobre a intenção de usar o Internet Banking são significativos. São elas compatibilidade com estilo de vida, normas subjetivas, auto-eficácia, imagem, vantagem relativa de segurança e privacidade, vantagem relativa de controle, testagem e suporte tecnológico. Por outro lado, os efeitos das características individuais incluídas no modelo não se mostram significativos. A maior contribuição do estudo é a proposta de um modelo abrangente, simples e facilmente implementável. O estudo conclui apontando algumas implicações gerenciais, limitações e sugestões para estudos futuros.

Palabras llave : comportamento do consumidor; adoção de novas tecnologias; internet banking; bancos.

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