SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Interorganizational relationships and results: a study in a network of horizontal cooperation of the central region of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

Print version ISSN 1415-6555

Abstract

COSTA, Daniela Dutra da  and  NASCIMENTO, Paulo Tromboni de Souza. A gestão do desenvolvimento de produtos na indústria de materiais de construção. Rev. adm. contemp. [online]. 2011, vol.15, n.1, pp. 1-24. ISSN 1415-6555.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552011000100002.

Essa pesquisa, qualitativa e exploratória, focou nas empresas Cecrisa e Tigre, líderes na indústria de componentes para construção, e buscou identificar o grau de formalização, as etapas da gestão do desenvolvimento de produtos e as práticas e características peculiares à IMC, cotejando-as com a literatura. Excetuadas algumas diferenças relevantes, constatou-se uma prática atualizada em relação à literatura e um processo e estrutura formais e organizados. Observou-se a predominância de projetos derivativos, em especial topológicos; diferenças na captação de ideias, com recurso à grande variedade de informações; a inserção pela Cecrisa de depoimentos de especialistas sobre a imagem da linha e a atualidade da ideia no desenvolvimento do conceito do produto, com reflexos potenciais nas suas peças promocionais. A Cecrisa se destaca ainda por montar o produto em etapas iniciais, utilizando a matéria-prima e o processo produtivo finais. As duas empresas realizam o lançamento interno do produto, distinguindo-se pela forma como é feito, o que não é tratado na literatura. As empresas estudadas recorrem à estrutura leve de projeto, pois são empresas pequenas com distâncias hierárquicas menores, onde constantemente acontecem reuniões formais e encontros informais para discussões e esclarecimentos dos projetos.

Keywords : gestão da inovação; inovação componentes de edificações; lançamento interno; estrutura leve de projeto; ambiente multiprojetos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese