SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3The effects of participating in virtual brand communities on consumer behavior: proposition and test of a theoretical frameworkAn ability-based view of the organization: strategic and contingent contexts índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Administração Contemporânea

versión On-line ISSN 1982-7849

Resumen

RAMOS, Simone Cristina; FERREIRA, Jane Mendes  y  GIMENEZ, Fernando Antonio Prado. Cognição do ambiente competitivo: um estudo dos construtos mentais utilizados por proprietários de pequenas empresas. Rev. adm. contemp. [online]. 2011, vol.15, n.3, pp. 392-412. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552011000300003.

A abordagem cognitiva pode ser útil na compreensão dos elementos que permeiam o processo de análise do ambiente competitivo das organizações, por respeitar a complexidade do fenômeno e permitir o entendimento das intenções dos gestores e seus processos de representação do mundo.  Coerente com esta proposta, os objetivos deste artigo são identificar e descrever os construtos mentais utilizados pelo dirigente para avaliação de seu ambiente competitivo e determinar se existe associação entre os construtos mentais dos dirigentes de pequenas organizações e contexto de referência e setor de atividade. A metodologia aliou procedimentos qualitativos e quantitativos e diferencia-se por empregar a grade de repertório de Kelly, cuja premissa é o entendimento do mundo associado à categorização de elementos da percepção. A amostra foi composta de 48 empresas industriais de pequeno porte localizadas em Curitiba, PR. Os resultados indicam que o conjunto de construtos utilizados é único para cada dirigente, mas puderam ser notadas comunalidades cognitivas, com a utilização mais frequente de seis construtos. A análise mostra que eles independem do contexto de referência e do setor de atuação. As conclusões permitem inferências acerca dos construtos mentais dos respondentes e seus quadros de referênciapara a avaliação do ambiente competitivo.

Palabras llave : ambiente competitivo; cognição; pequenas empresas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués