SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Representações sociais sobre as relações de parentesco: estudo de caso em um grupo empresarial familiarA influência dos valores organizacionais no desempenho de agências bancárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Administração Contemporânea

versão On-line ISSN 1982-7849

Resumo

ABBADE, Eduardo Botti; ZANINI, Roselaine Ruviaro  e  SOUZA, Adriano Mendonça. Orientação para aprendizagem, orientação para mercado e desempenho organizacional: evidências empíricas. Rev. adm. contemp. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 118-136. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552012000100008.

Este estudo tem como objetivo identificar de que forma a Orientação para Aprendizagem (OPA) e a Orientação para Mercado (OPM) influenciam o desempenho das empresas da região central do Rio Grande do Sul. O método empregado foi uma pesquisa de levantamento com 123 empresas da região central do RS. O instrumento de coleta de dados foi elaborado utilizando a escala de OPA (Sinkula, Baker, & Noordewier, 1997), a escala MARKOR (Kohli, Jaworski, & Kumar, 1993) e itens de avaliação do desempenho organizacional, propostos por Narver e Slater (1990) e Baker e Sinkula (1999). Os resultados sugerem que a OPM exerce influência positiva e significativa no desempenho organizacional das empresas pesquisadas. Foi constatado também que a OPM influencia significativamente o Desempenho Organizacional, quando intermediada pela OPA; assim como a OPA exerce influência significativa no desempenho das organizações, quando intermediada pela OPM.

Palavras-chave : orientação para mercado; orientação para aprendizagem; estratégia; desempenho organizacional; equações estruturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português