SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Gender relations and subjectivity: a study from social phenomenologWork well-being: a study of its relations with social climate, coping and demographics variables author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

Print version ISSN 1415-6555

Abstract

PEDROSO, Marcel de Moraes; CALMON, Paulo Carlos Du Pin; BANDEIRA, Ludmila Ferreira  and  LUCENA, Rogéria Aparecida Valter de. Eficiência relativa da política nacional de procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade. Rev. adm. contemp. [online]. 2012, vol.16, n.2, pp. 237-252. ISSN 1415-6555.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552012000200005.

O trabalho avalia a eficiência relativa das Unidades Federativas na gestão da Política Nacional de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de Média Complexidade por meio da utilização de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis [DEA]), para o ano de 2006. A modelagem DEA foi desenvolvida para determinar a eficiência de unidades tomadoras de decisão (Decision Making Units [DMUs]), em situações nas quais não seja relevante ou não se deseje considerar somente o aspecto financeiro. Foram selecionados dados e indicadores relativos às despesas totais de política, leitos cirúrgicos, médicos cirurgiões (inputs), população (uncontrolled input) e produção hospitalar de cirurgias eletivas (como output). O artigo apresenta os valores observados e esperados para as variáveis propostas, e sugere o nível de esforço necessário para que a UF se desloque para a fronteira de eficiência relativa. A utilização da metodologia ilustra as potencialidades da Análise Envoltória de Dados como técnica alternativa aos modelos econométricos para avaliação de políticas públicas, contratualização de metas e priorização de ações corretivas, na medida em que identifica, por variável de interesse, as folgas ou níveis de esforços necessários para o alcance de patamares mais eficientes de gestão.

Keywords : avaliação de políticas públicas; governança; eficiência relativa; análise envoltória de dados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese