SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Working capital management: a comparative study between the practices of Brazilian and UK firms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

GARTNER, Ivan Ricardo; ROCHA, Carlos Henrique  and  GRANEMANN, Sérgio Ronaldo. Modelagem multicriterial aplicada a problemas de regulação em áreas portuárias privatizadas. Rev. adm. contemp. [online]. 2012, vol.16, n.4, pp. 493-517. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552012000400002.

O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de modelagem multicriterial aplicada a problemas de regulação em áreas portuárias privatizadas, tratando da hierarquização de áreas com fins de rateio de investimentos em questões de arrendamento. Os métodos multicriteriais de análise de decisão (MMAD) mostraram-se mais apropriados para a modelagem, pois o problema é de natureza multidisciplinar, envolve juízos de valor socioeconômico, ambiental e político e maior número de atores, apresenta muitos grupos de interesses com objetivos conflitantes e requer soluções de compromisso. A modelagem contou com a participação de técnicos e gerentes em regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e de pesquisadores especializados no tema. Na modelagem, foi considerada a conjugação do método de análise hierárquica (AHP) a procedimentos de normalização, resultando em um sistema de classificação de áreas portuárias segundo escalas de atratividade. A aplicação piloto considerou uma situação com cinco áreas hipotéticas a serem arrendadas e, ao término do processo, os técnicos em regulação podiam identificar instantaneamente a repercussão de suas escolhas na classificação final das áreas e na parcela correspondente do investimento para fins de arrendamento.

Keywords : métodos multicritérios de análise de decisão (MMAD); método de análise hierárquica (AHP); arrendamento de áreas portuárias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese