SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Effects of the Dow Jones index, commodities and exchange rate on Ibovespa: an analysis of contagion effects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Contemporânea

On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

STANGE, Aline; MONTAGNA, Carolina de Arantes  and  ALMEIDA, Victor Manoel Cunha de. Dona Flor: desintermediar ou ser desintermediada!. Rev. adm. contemp. [online]. 2012, vol.16, n.4, pp. 628-642. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552012000400008.

O caso de ensino Dona Flor apresenta o momento em que Pedro Brasil, sócio-fundador de uma empresa revendedora de produtos eróticos para mulheres por meio de vendas diretas, buscava alternativas não só para manter-se no mercado, como também para crescer. Uma das possibilidades residia no fato de que as consumidoras não reconheciam marcas específicas de produtos, uma vez que não existiam grandes empresas no setor de produtos eróticos. No entanto, a estrutura de canais da empresa apresentava desvantagens para o aproveitamento desta oportunidade. O caso evidencia a fragilidade da empresa na relação com os fornecedores e sua dependência dos distribuidores de catálogos. Os alunos devem avaliar as opções de desintermediação dos elos a montante e a jusante, e suas implicações para os negócios. Além disso, o caso permite avaliar a possibilidade de a própria Dona Flor ser desintermediada e suas opções estratégicas para mitigar esse risco, entre as quais figura a criação de uma marca própria. O objetivo é que os alunos sejam capazes de desenhar o path-tomarket descrito no caso e, a partir dele, elaborar alternativas para a empresa, considerando as vantagens e as desvantagens de cada proposta. Devem ainda perceber a importância do diferencial de privacidade da Dona Flor e as limitações que ele impõe à exploração dos diferentes canais de distribuição.

Keywords : marcas próprias; conflito de canal; desintermediação; caso de ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese