Susanj (2000)Susanj, Z. (2000). Innovative climate and culture in manufacturing organizations: differences between some European countries. Social Science Information, 39(2), 349-361. doi: 10.1177/053901800039002011 https://doi.org/10.1177/0539018000390020...
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Utiliza uma única medida de clima e cultura de inovação que deriva de um modelo de funcionamento organizacional com duas dimensões (controle versusflexibilidade e foco interno versus externo). As duas dimensões combinadas produzem quatro orientações, a saber: suporte (orientação para flexibilidade e foco interno); inovação (orientação para flexibilidade e foco externo); objetivos (orientação para controle e foco externo) e regras (orientação para controle e foco interno). |
Westwood e Low (2003)Westwood, R., & Low, D. R. (2003). The multicultural muse: culture, creativity and innovation. International Journal of Cross Cultural Management, 3(2), 235-259. doi: 10.1177/14705958030032006 https://doi.org/10.1177/1470595803003200...
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Culturas são inovativas em seus próprios sistemas na extensão em que as circunstâncias exigem soluções criativas e inovadoras. |
Mavondo e Farrell (2003)Mavondo, F., & Farrell, M. (2003). Cultural orientation: its relationship with market orientation, innovation and organizational performance. Management Decision, 41(3), 241-249. doi: 10.1108/00251740310468054 https://doi.org/10.1108/0025174031046805...
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Cultura organizacional, considerada um ativo estratégico relacionado à estratégia organizacional e orientação de mercado, relaciona-se de forma positiva e significativa com inovação. |
De Silva e Takeda (2005)De Silva, S., & Takeda, J. (2005). Influence of culture on innovation barriers: the case of Sri Lankan food processing industry. Journal of Applied Sciences, 5(7), 308-1315. doi: 10.3923/jas.2005.1308.1315 https://doi.org/10.3923/jas.2005.1308.13...
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Os pressupostos, normas e valores podem atuar como barreiras à inovação sendo necessária uma mudança atitudinal e comportamental, especialmente com a crença nas competências humanas e num ambiente em que haja flexibilidade e seja empreendedor. |
Zairi e Al-Mashari (2005)Zairi, M., & Al-Mashari, M. (2005). Developing a sustainable culture of innovation management: a perspective approach. Knowledge and Process Management, 12(3), 190-202. doi: 10.1002/kpm.229 https://doi.org/10.1002/kpm.229...
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No desenvolvimento de uma cultura sustentável de inovação exige educação e treinamento, rede de inovação e recompensa e reconhecimento pela inovação. |
Shieh e Wang (2010)Shieh, C., & Wang, I. (2010). A study of the relationships between corporate core competence, management innovation and corporate culture. The International Journal of Organizational Innovation, 2(3), 395-411.
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O processo de realização e inovação da informação, assim como a integração efetiva de recursos e inovação de informação, pode ser aprimorado por uma cultura que ofereça oportunidades de os empregados aprenderem uns com os outros como se fosse um ambiente familiar acolhedor. |
Tuan e Venkatesh (2010)Tuan, L. T., & Venkatesh, S. (2010). Organizational culture and technological innovation adoption in private hospitals. International Business Research, 3(3), 144-153. doi: 10.5539/ibr.v3n3p144 https://doi.org/10.5539/ibr.v3n3p144...
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A visão de causa, composto de estrutura organizacional, mecanismos de suporte e estimuladores de inovação influenciam adoção de inovação tecnológica. |
Hernández-Mogollon, Cepeda-Carrión, Cegarra-Navarro e Leal-Millán (2010)Hernández-Mogollon, R., Cepeda-Carrión, G., Cegarra-Navarro, J. G., & Leal-Millán, A. (2010). The role of cultural barriers in the relationship between open-mindedness and organizational innovation. Journal of Organizational Change Management, 23(4), 360-376. doi: 10.1108/09534811011055377 https://doi.org/10.1108/0953481101105537...
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A extensão em que a empresa alcança um contexto de mente aberta (“a disposição para considerar ideias e opiniões que são novas ou diferentes”) irá determinar a extensão na qual a inovação se realiza. |
Valencia, Valle e Jiménez (2010)Valencia, J. C. N., Valle, R. S., & Jiménez, D. J. (2010). Organizational culture as determinant of product innovation. European Journal of Innovation Management, 13(4), 466-480. doi: 10.1108/14601061011086294 https://doi.org/10.1108/1460106101108629...
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Cultura organizacional pode aumentar inovação de produto, mas também pode “inibi-la dependendo dos valores que a cultura fomenta” (p. 474). Identificaram correlações significativas positivas entre cultura adhocráticas (enfatizam flexibilidade, mudança, criatividade, empreendedorismo e correr riscos e é externamente orientada) e inovação; e negativa entre culturas hierárquicas (orientadas pelo controle e foco interno) e inovação. |
Lin e McDonough (2011)Lin, H., & McDonough, E. F., III (2011). Investigating the role of leadership and organizational culture in fostering innovation ambidexterity. IEEE Transactions on Engineering Management, 58(3), 497-509. doi: 10.1109/TEM.2010.2092781 https://doi.org/10.1109/TEM.2010.2092781...
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O líder ocupa um papel estratégico na construção de uma cultura de inovação e deve enfrentar as forças contraditórias que coexistem nas organizações, da inércia e manutenção do status quo e da inovação e mudança. |
Moraes, Souza, Costa e Cosentino (2011)Moraes, C. A.de, Souza, S. S. de, Costa, A. C. F. da, & Cosentino, H. M. (2011). Configuração e cultura organizacional, cooperação e inovação: análise de um modelo de equações estruturais em empresas fabricantes de equipamentos médicos. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 10(1), 111-127. Recuperado de http://revistas.facecla.com.br/index.php/recadm/article/download/632/532. doi: 10.5329/RECADM.20111001008 http://revistas.facecla.com.br/index.php...
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Confirmaram as hipóteses de que a cultura organizacional se relaciona de forma positiva com cooperação e esta, por sua vez, relaciona-se positivamente com inovação. Concluem que a estrutura de uma organização e sua cultura “criam o ambiente para interação e cooperação que promovem o desenvolvimento de inovações”. (p. 125) |