SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Abordagem Conceitual às Estratégias de Internacionalização sob Pressões Institucionais Duais para Legitimidade e Conformidade"O Que Gerencio e de Quem Dependo?": Determinantes da Ação de Blogueiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Contemporânea

versão impressa ISSN 1415-6555versão On-line ISSN 1982-7849

Resumo

FIGUEIREDO, Paulo S.; TRAVASSOS, Xisto L.  e  LOIOLA, Elisabeth. The Effect of Longer Development Times on Product Pipeline Management Performance. Rev. adm. contemp. [online]. 2015, vol.19, n.4, pp.461-485. ISSN 1415-6555.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20151430.

Na indústria farmacêutica, valor é destruído devido a maiores tempos de desenvolvimento dos produtos. Como as patentes, em geral, são fixadas em 20 anos de duração, o efeito de aumentar o tempo levado para a comercialização é evidente: maiores custos de P & D e menor tempo de comercialização até a entrada dos medicamentos genéricos. As implicações para o gerenciamento são grandes: uma tendência a estabelecer parcerias, licenciamento ou aquisição de outras empresas de biotecnologia. Neste trabalho, construiu-se um modelo de dinâmica de sistemas do funil de desenvolvimento de produtos farmacêuticos, calibrado para uma única companhia. O estudo demonstra que na presença de perda de valor devido a lead times mais longos é mais vantajoso: (a) trabalhar mais rápido para reduzir o acúmulo de projetos na cadeia, (b) aumentar o número de projetos iniciados, sempre que for possível reduzir a complexidade dos projetos e (c) a decisão ótima de alocação de recursos aos estágios independe da perda de valor devida a longos lead times.

Palavras-chave : dinâmica de sistemas; indústria farmacêutica; funil de desenvolvimento de produtos; gerenciamento deportfólio de projetos; patentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )